Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 08: Emoções
e Sentimentos — A Batalha do Equilíbrio Interior
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Emoções e Sentimentos —
A Batalha do Equilíbrio Interior,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Terra de
Conflito?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Terra de Conflito?
Objetivo:
Contextualizar
o tema da aula com a vida dos alunos, refletindo sobre as emoções e sentimentos.
01
coração feito de cartolina para cada aluno
01
caixa de palitos de fósforos ou 01 isqueiro
01
bandeja
Procedimento:
-
Falem: Estudamos que o homem é um ser afetivo; as emoções e sentimentos podem
interferir no pensamento, vontade, ações e decisões. Para isto, é importante
que haja equilíbrio interior.
- Perguntem:
Como
estão suas emoções e sentimentos?
Seu
coração é uma terra que está em conflito?
-
Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.
-
Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções,
dos sentimentos etc. Vamos refletir sobre isto?
-
Depois, falem: Observem as seguintes orientações:
Se
o seu coração:
Estiver
tranquilo, não faça nada com ele.
Estiver
sofrendo pressão, amasse-o.
Estiver
dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda
sem rasgar.
Se
estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime
uma parte do coração.
-
Em seguida, recolham os corações e reflitam sobre as situações que os alunos
estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de
conflito.
-
Para concluir, leiam:
“Sobre
tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as
fontes da vida”(Provérbios 4:23).
“E
a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os
vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:7,8).
“Lançai
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).
Por
Sulamita Macedo.




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