Juvenis: Andando em Amor
Lição 06: O amor
não arde em ciúmes
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O amor não arde em
ciúmes, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Ciúme”.
Dinâmica: Ciúme
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o ciúme, estabelecendo
diferença entre o tipo natural e o patológico.
02 envelopes grandes confeccionados de cartolina verde
e vermelha
Recortes de papel ofício para os alunos
Canetas
01 quadro para pendurar ou fixar os envelopes
Procedimento:
- Falem: Hoje, vamos estudar sobre o ciúme. Ele pode
ser um sentimento positivo e negativo.
- Depois, falem: Ao longo do estudo da lição, vamos
detalhar estes dois tipos de ciúme.
- Apresentem para a turma, 02 envelopes grandes: 01
verde e outro vermelho.
No verde, está escrito: ciúme natural
No vermelho, está escrito: ciúme patológico
- Agora, orientem os alunos para que durante o estudo
do tema, eles observem as diferenças entre os dois tipos de ciúmes.
Ao observarem, apontar qual as caracteríticas
utilizando expressões escritas curtas.
Para isto é necessário que vocês distribuam recortes
de papel ofício.
Os alunos devem colocar a caracterítica dentro do
envelope que corresponde ao tipo de ciúme.
Dessa forma, vocês estão conduzindo os alunos a
prestarem mais atenção na aula e promovendo a participação.
- Com base no que eles já observaram de
características, solicitem que os alunos falem sobre uma situação do ciúme
natural(positivo) e patológico(negativo) já vivenciada por ele ou que já ouviu
falar.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário