RSS

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias

Lição 06: Parábolas e pronunciamentos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Parábolas e pronunciamentos, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para conduzir o estudo sobre o tema, antes e durante a aula, utilizem a dinâmica “Parábolas no Antigo Testamento".

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Parábolas no Antigo Testamento

Objetivos:

Estudar sobre as parábolas do “Cinto de Linho” e dos “Dois cestos de figos” utilizadas pelo profeta Jeremias, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem.

Conduzir o estudo sobre o tema, antes e durante a aula.

Material:

Revista de lições bíblicas 4º. Trimestre de 2025

Tablet ou celular para pesquidar sobre o tema proposto.

Procedimento:

Dias antes da aula:

Utilizando o WhatsApp da turma, orientem os alunos para a atividade a seguir:

- Dividam a turma em 02 grupos

- Falem que os 02 grupos vão pesquisar, ler e estudar, durante a semana, sobre as parábolas utilizadas pelo profeta Jeremias, com o objetivo de responder a seguinte pergunta: Qual a utilidade das parábolas para o povo de Judá?

Grupo 01: O cinto de linho

Grupo 02: 02 cestos de figos

- Orientem que eles podem consultar como fonte de pesquisa a revista do trimentre e outros conteúdos na internet.

No dia da aula:

- Após a introdução e explanação do Item I e II da lição, organizem todos os alunos em círculo.

- Falem: Agora, vocês vão compartilhar o que pesquisaram sobre as 02 parábolas, de forma objetiva, atentando para o ensinamento destes atos simbólicos.

Cada grupo terá 10 minutos para apresentar sua pesquisa.

Observem atentamente o que eles falam. Acrescentem e/ou corrijam algo se necessário.

- Depois, perguntem: De que forma estas 02 parábolas podem servir para a igreja atual?

Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: