Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias
Lição 06: Parábolas e pronunciamentosProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Parábolas e pronunciamentos,
escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para conduzir o estudo sobre o tema, antes e durante a aula, utilizem a dinâmica “Parábolas no Antigo Testamento".
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Parábolas no Antigo Testamento
Objetivos:
Estudar
sobre as parábolas do “Cinto de Linho” e dos “Dois cestos de figos” utilizadas
pelo profeta Jeremias, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem.
Conduzir
o estudo sobre o tema, antes e durante a aula.
Revista
de lições bíblicas 4º. Trimestre de 2025
Tablet
ou celular para pesquidar sobre o tema proposto.
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando
o WhatsApp da turma, orientem os alunos para a atividade a seguir:
- Dividam
a turma em 02 grupos
-
Falem que os 02 grupos vão pesquisar, ler e estudar, durante a semana, sobre as
parábolas utilizadas pelo profeta Jeremias, com o objetivo de responder a
seguinte pergunta: Qual a utilidade das parábolas para o povo de Judá?
Grupo
01: O cinto de linho
Grupo
02: 02 cestos de figos
-
Orientem que eles podem consultar como fonte de pesquisa a revista do trimentre
e outros conteúdos na internet.
No dia da aula:
-
Após a introdução e explanação do Item I e II da lição, organizem todos os
alunos em círculo.
- Falem: Agora, vocês vão compartilhar o que pesquisaram sobre as 02 parábolas, de forma objetiva, atentando para o ensinamento destes atos simbólicos.
Cada
grupo terá 10 minutos para apresentar sua pesquisa.
Observem
atentamente o que eles falam. Acrescentem e/ou corrijam algo se necessário.
-
Depois, perguntem: De que forma estas 02 parábolas podem servir para a igreja
atual?
Aguardem
as respostas.
Por
Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário