Adolescentes: O Amor na Vida Cristã
Lição 11: O amor pelas palavras
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O amor pelas palavras, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Telefone Sem Fio”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir informações
de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias
informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi: chocolates, balas de
vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7
chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para
pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e
disse que eu teria que esperar, se pudesse.
Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível.
Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da
classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para
o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim
sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser
transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está
recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem
que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente
transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira,
extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que
ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar fofoca, não levantar
falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário