Pré-adolescentes: Preservando os Valores Cristãos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Bullying? O que é Isso, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica
“Discriminação, não!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Discriminação, não!
Objetivo:
Exemplificar que atos de discriminação devem ser combatidos e denunciados.
Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele
deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula.
Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está
escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o
“feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que
escreveu e não o colega para quem você desejou.
- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha,
mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira:
não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para
você.
- Então, comecem a trabalhar os temas da indiferença,
discriminação, Bullying, falta de respeito.
- Falem: Comece por você, não discriminando ninguém.
Faça a diferença!
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma
maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a
mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


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