Adolescentes – Currículo do Ano 2: A Família Cristã
Lição
08: Ouvindo os Pais ou os Amigos?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
Ouvindo os pais ou os amigos?
- Para introduzir o estudo, apliquem a
dinâmica “A Pressão”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Pressão
Objetivo: Refletir sobre a importância do
diálogo na família, do ensino de valores cristão no lar e na Igreja, em
oposição à pressão dos colegas não crentes.
Material: 10 bexigas
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Para o grupo 01, orientem para fazer
um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles
devem escrever nos balões valores que a família ensina para os filhos.
- Para o grupo 02, orientem para fazer
um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles
devem escrever nos balões o que os colegas dizem para que eles façam.
- Depois, o grupo 01 deve fazer um
círculo que não deixe brecha. Os balões devem ficar dentro do círculo e os
componentes vão defender seus valores, não deixando que pessoas do grupo 02
penetrem e/ou coloquem outras bexigas com outros valores.
- O grupo 02 deve fazer um círculo ao
redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo do grupo 01 e colocar outras
bexigas com valores diferentes.
- Depois da realização dessa
atividade, perguntem:
O que podemos tirar de lição com esta
atividade?
Como foi o ataque e a defesa dos dois
grupos?
Quais as dificuldades para defender os
valores?
Como o grupo 01 se sentiu pressionado
pelo grupo 02?
- Depois, peçam para que eles leiam
quais os valores do grupo 01(família) e do grupo 02(amigos).
- Para finalizar, enfatizem a
importância do tempo que os pais precisam ter para dialogar com seus filhos,
como também a importância do envolvimento do jovem crente com os trabalhos da
igreja, específicos para sua faixa etária.
Por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário