Lição
01: O Livro de Números – Caminhando com Deus no deserto
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “No
Deserto”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No Deserto
Objetivo:
Contextualizar
o tema da lição com a vida dos alunos, refletindo sobre as dificuldades
enfrentadas no deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é soberano e
provedor.
Material:
01
saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:
Uma
bússola, uma vela, fósforo ou lanterna
Uma
Bíblia
Uma
borracha
Um
sachê de chá de camomila ou erva-doce
Um
clip
Uma
liga(elástico)
Um
bandaid
Uma
bala
Uma
peça de um quebra-cabeça
Uma
cópia da oração do Pai Nosso
Um
relógio
Procedimento:
-
Falem: Há momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto,
sofrendo com a aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.
Observem
as respostas dos alunos.
-
Falem: Precisamos de alguns objetos e também realizar ações para que a nossa
sobrevivência neste deserto seja amenizada ou garantida.
-
Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta situação.
Então,
comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de
cada um:
Uma
bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para
sair da situação.
Uma
Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o
ensino, repreensão e correção.
Uma
borracha: para apagar as ações negativas e perdoar
Um
sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e
esperança
Um
clip: Para juntar as experiências
Uma
liga(elástico): Para se lembrar de ser
flexível e adaptar-se a situação
Um
bandaid: Para curar as mágoas, as feridas
Uma
bala: Para adoçar a difícil situação
Uma
peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho
Uma
cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em
seus efeitos.
Um
relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que
devemos persistir em oração.
-
Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este Kit?
Aguardem
as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.
-
Depois, falem: Quem está passando por um período difícil, como estiagem ou seca
ou no deserto, precisa que haja uma solução – a chuva.
-
Leiam I Rs 18.41 “Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há um
ruído de uma grande chuva”
-
Para concluir, cantem o hino “Som da Chuva” de Soraya Moraes ou apenas leiam a
letra com os alunos.
Deixa
Tua glória encher este lugar
Deixa
o céu descer sobre nós
O
som da chuva eu já posso ouvir
E
com ela vem o novo de Deus
Derrama
sobre nós a chuva, Senhor
Derrama
sobre nós a chuva, Senhor
Abundantemente
e sem cessar
Teu
povo espera o derramar
Da
chuva, da chuva!
Da
chuva, da chuva!
Chuva
de poder!
Chuva
de unção!
Chuva
de benção!
Chuva
de louvor!
Chuva
de cura!
Chuva
de glória!
Chuva
de vitória!
Faz
chover, faz chover, Senhor! 2X
Chuva
de poder...
Faz
chover, faz chover, Senhor! 4X
Derrama
sobre nós a chuva, Senhor! 4X
Senhor!
Ideia
original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.
Elaboração
da versão deste kit com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário