Lição
02: Os Preparativos para a Conquista
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os
Preparativos para a Conquista.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Eis-me
aqui!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eis-me aqui!
Objetivo:
Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.
Material:
Palavras
digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01
coração(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01
quadro branco ou outro tipo.
Procedimento:
-
Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
-
Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão:
Deus(na sua maioria) e ao Próximo.
Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO
CRISTÃO.
-
Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a
Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
-
Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a
Deus. Leiam I Jo 3. 17.
-
Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62.
Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
-
Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas.
Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e
conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
-
Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja,
colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução
da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho e da comunhão
uns com os outros.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário