Tenho observado que há vários blogs com conteúdo
copiado deste blog, mas seus organizadores estão retirando meu nome da autoria
das dinâmicas e se esquecendo de colocar a fonte:atitudedeaprendiz.blogspot.com
Adultos:
Batalha Espiritual: O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal
Lição
02: A Natureza dos Anjos – A Beleza do Mundo Espiritual
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A
Natureza dos Anjos – A Beleza do Mundo Espiritual.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Um
Anjo em minha vida”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Um Anjo em minha vida
Objetivo:
Concluir o estudo sobre
anjos.
Material:
½ folha de papel ofício
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
01 cartolina colorida
01 figura ou 01 escultura de
anjo
Papel pequeno para cada
aluno
01 saco ou 01 caixa pequena
Cartão de mensagem para cada
aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos ½
folha de papel ofício e peçam para que desenhem um anjo.
Aguardem e depois coloquem
os desenhos fixados numa cartolina ou quadro.
- Depois, apresentem uma
figura ou uma escultura de anjo, que são encontradas a preços módicos.
- Reflitam sobre as
características destes desenhos.
Normalmente, os anjos
desenhados ou esculpidos possuem asas, vestem roupas longas, a expressão facial
é serena, cabelos cacheados etc.
- Depois, perguntem:
Por que temos estas ideias
sobre anjos?
Alguns de vocês já viram um
anjo?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão
girar em torno de que nunca viram anjos, mas o que sabem diz respeito ao que
observam em figuras ou esculturas ou o que já leram na Bíblia.
- Em seguida, trabalhem o
que significa a palavra anjo.
Falem que significa
“mensageiro”, lemos no Antigo Testamento que uma das funções dos anjos era
levar mensagens para as pessoas.
- Agora, entreguem para cada
aluno um papel pequeno em branco, peçam para escrever o nome dele.
Recolham todos os papéis,
dobre-os e coloquem dentro de um saco ou caixa.
- Peçam para que os alunos
retirem um papel e abram. Caso tenha tirado seu próprio nome, o aluno deverá
trocar por outro.
- Entreguem um cartão com
mensagem para cada aluno, pode ser do tipo que já se compra pronto ou o
professor elabora uma mensagem ou deixa a critério do aluno.
Peçam para que os alunos
coloquem no cartão o nome do colega que ele tirou da caixinha.
- Falem: Vimos que a palavra
anjo significa mensageiro, então vamos ser neste momento um mensageiro que leva
uma mensagem para seu colega(aquela pessoa que tirou o nome).
- Então, peçam para que os
alunos se levantem e façam a entrega dos cartões.
Por Sulamita Macedo.
4 comentários:
Obrigada, por sua dedicação e por nos disponibilizar toda semana um conteúdo tão edificante. Tenho aprendido muito com você. Lamentável que em nosso meio haja tal prática (plágio). Que Deus lhe recompense pelo trabalho.
Eu apoio seu posicionamento contra aqueles que estão agindo de maneira incoerente. Não é papel de cristão...
Regina, muito obrigada por sua visita ao blog e por considerar o conteúdo do blog edificante.
Agradeço por seu apoio a minha atitude contrária aqueles que estão fazendo plágio do conteúdo do meu blog.
Unknown, muito obrigada pela visita ao blog e por seu apoio quanto a minha atitude em combater o plágio do conteúdo do meu blog.
Postar um comentário