RSS

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

      

Tenho observado que há vários blogs com conteúdo copiado deste blog, mas seus organizadores estão retirando meu nome da autoria das dinâmicas e se esquecendo de colocar a fonte:atitudedeaprendiz.blogspot.com


Adultos: Batalha Espiritual: O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal
Lição 02: A Natureza dos Anjos – A Beleza do Mundo Espiritual
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Natureza dos Anjos – A Beleza do Mundo Espiritual.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Um Anjo em minha vida”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Um Anjo em minha vida
Objetivo:
Concluir o estudo sobre anjos.
Material:
½ folha de papel ofício
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
01 cartolina colorida
01 figura ou 01 escultura de anjo
Papel pequeno para cada aluno
01 saco ou 01 caixa pequena
Cartão de mensagem para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e peçam para que desenhem um anjo.
Aguardem e depois coloquem os desenhos fixados numa cartolina ou quadro.
- Depois, apresentem uma figura ou uma escultura de anjo, que são encontradas a preços módicos.
- Reflitam sobre as características destes desenhos.
Normalmente, os anjos desenhados ou esculpidos possuem asas, vestem roupas longas, a expressão facial é serena, cabelos cacheados etc.
- Depois, perguntem:
Por que temos estas ideias sobre anjos?
Alguns de vocês já viram um anjo?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão girar em torno de que nunca viram anjos, mas o que sabem diz respeito ao que observam em figuras ou esculturas ou o que já leram na Bíblia.
- Em seguida, trabalhem o que significa a palavra anjo.
Falem que significa “mensageiro”, lemos no Antigo Testamento que uma das funções dos anjos era levar mensagens para as pessoas.
- Agora, entreguem para cada aluno um papel pequeno em branco, peçam para escrever o nome dele.
Recolham todos os papéis, dobre-os e coloquem dentro de um saco ou caixa.
- Peçam para que os alunos retirem um papel e abram. Caso tenha tirado seu próprio nome, o aluno deverá trocar por outro.
- Entreguem um cartão com mensagem para cada aluno, pode ser do tipo que já se compra pronto ou o professor elabora uma mensagem ou deixa a critério do aluno.
Peçam para que os alunos coloquem no cartão o nome do colega que ele tirou da caixinha.
- Falem: Vimos que a palavra anjo significa mensageiro, então vamos ser neste momento um mensageiro que leva uma mensagem para seu colega(aquela pessoa que tirou o nome).
- Então, peçam para que os alunos se levantem e façam a entrega dos cartões.
Por Sulamita Macedo.

4 comentários:

Regina disse...

Obrigada, por sua dedicação e por nos disponibilizar toda semana um conteúdo tão edificante. Tenho aprendido muito com você. Lamentável que em nosso meio haja tal prática (plágio). Que Deus lhe recompense pelo trabalho.

Nego disse...

Eu apoio seu posicionamento contra aqueles que estão agindo de maneira incoerente. Não é papel de cristão...

Sulamita disse...

Regina, muito obrigada por sua visita ao blog e por considerar o conteúdo do blog edificante.

Agradeço por seu apoio a minha atitude contrária aqueles que estão fazendo plágio do conteúdo do meu blog.

Sulamita disse...

Unknown, muito obrigada pela visita ao blog e por seu apoio quanto a minha atitude em combater o plágio do conteúdo do meu blog.