Lição
07: Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina:
A
Batalha por nossas Escolhas e Atitudes.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica
“Tesouro Escondido”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Tesouro Escondido
Objetivo:
Incentivar a leitura bíblica e a observância da Palavra de Deus, como parâmetro
para resistir às tentações.
Material:
01 Bíblia pequena
01 caixa em forma de
coração.
Observação: A Bíblia deve
caber dentro da caixa em forma de coração
Procedimento:
1 - Antes da aula:
Coloquem a Bíblia dentro da
caixa, deixando a tampa bem fechada, se necessário usem durex. Realizem esta
ação ainda em casa, para que os alunos não vejam o conteúdo.
2 - Durante a aula:
- Falem que dentro da caixa
há um objeto e vamos ver quem descobre?
- Passem a caixa para cada aluno, para que
descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem
abri-la.
- Se alguém descobrir, abram
a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu
coração, para eu não pecar contra ti”.
Peçam para que os alunos
repitam este versículo.
- Se não descobrirem o
conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.
- Para concluir, falem sobre
a importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus, para
resistir as tentações, pois elas aparecerão, mas quem está firmado na Palavra
não cede as tentações.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Bem legal essa dinamica.
Postar um comentário