Lição 10:
Não Recuamos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Não recuamos.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre 03 personagens bíblicos: Sadraque,
Mesaque e Abedenego. Eles eram amigos de Daniel, o personagem da lição passada.
-
Façam um breve resumo da história de destes 03 rapazes.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Na
Fornalha de hoje”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Na Fornalha de hoje
Objetivo:
Refletir
sobre o que pode representar a “fornalha” na atualidade.
Material:
01
caixa de palitos de fósforos(tipo longo).
Procedimento:
-
Falem: Estudamos sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha porque
preferiram ser fiéis a Deus, não se prostrando diante da estátua do rei. Mas,
neste momento de extrema dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus),
que estava com eles, guardando-os na fornalha e não da fornalha.
Há
momentos que também nos sentimos como se estivéssemos prestes a ser jogados na
fornalha devido a pressão dos colegas.
-
Solicitem agora para que alguns alunos contem uma situação difícil, que eles
sentiram como se estivessem na fornalha.
Para
tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver
acesa, contem qual foi o problema e como se saiu da situação. Caso a chama se
apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.
Dessa
forma, isto é, com o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no
relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da
aflição.
-
Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da
aflição”.
-
Para concluir, façam uma oração pelos alunos para permanecem firmes diante de
tantos apelos mundanos.
Por
Sulamita Macedo.
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