Lição 11:
Esperando o Tempo de Deus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Esperando o Tempo de Deus.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Promessa de Deus
Objetivos:
Refletir sobre o cumprimento
das promessas divinas.
Renovar a esperança e a fé nas
promessas de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício
dividida ao meio por um traço e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Perguntem o que significa a
palavra “Promessa”.
Segundo o Dicionário Michaelis
é “1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela
fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros
significados.
- Falem acerca da importância
do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre do incômodo
causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por
uma promessa cumprida.
Vocês já passaram por alguma
dessas situações?
Vocês ocasionaram ou foram
vítima?
- Agora, afirmem: O ser humano
é falho, mas Deus não falha em suas promessas.
Leiam Nm 23.19: “Deus não é
homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura
diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”
- Falem:
Vocês têm esperado por muito
tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida?
Vocês encontram-se
desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se do que Deus já fez
por vocês!
- Entreguem uma folha de papel
ofício para cada aluno divida ao meio por um traço.
- Solicitem aos alunos que
escrevam do lado esquerdo as promessas que ainda não foram cumpridas.
- Falem: Lembrem-se do que
Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações
que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez
por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
- Concluam, lendo:
“O Senhor não retarda a sua
promessa, ainda que alguns a têm por tardia...”(2 Pedro 3:9a).
“Os que confiam no SENHOR
serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”(Salmo
125:1).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário