Lição
12: Preparando-se Para o Futuro
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
Preparando-se Para o Futuro.
- Para iniciar o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Sementes”.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Sementes
Objetivo:
Mostrar que colhemos aquilo
que praticamos - princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 cesta pequena com sementes
variadas.
01 copo descartável
pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que
o homem semear, isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da
semeadura e da colheita.
- Perguntem: Que tipo de
sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo
descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a
cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades
diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os
alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de
Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou
a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que
semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância
também ceifará.”
- Analisem ainda que há
sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados
especiais para que brotem.
Depois façam uma relação disto
com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores
cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl
5.22.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário