Lição 11:
Usando a Minha Influência
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Usando a minha influência.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre uma jovem judia que se chamava Ester.
-
Façam um breve resumo da história de Ester.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
-
Depois, apliquem a dinâmica “O Semáforo”,
que proporcionará a contextualização do tema aula com a vida dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Semáforo
Objetivo:
Refletir
sobre as influências culturais e questionar de que forma podemos exercer
influência nesta sociedade.
Material:
03
círculos de cartolina, nas cores vermelha, amarela e verde.
Procedimento:
-
Após falar sobre a influência de Ester no ambiente em que estava, enfatizem que
vivemos em sociedade e que podemos ser influenciados e também podemos exercer
influência.
-
Coloquem no quadro os 03 círculos de forma vertical, isto é, um abaixo do
outro, como num semáforo. Cubram cada círculo com uma folha de papel ofício.
-
Posicionem os alunos em um só grupo, de frente para o semáforo.
-
Retirem a folha sobre o círculo vermelho e falem:
O
sinal vermelho representa os aspectos da cultura que devemos ter afastamento.
Peçam
para que os alunos deem um passo para trás.
-
Retirem a folha sobre o círculo amarelo e falem:
O
sinal amarelo representa os aspectos da cultura que devemos ter cuidado,
cautela, analisando a situação.
Peçam
que os alunos permaneçam onde estão.
-
Retirem a folha sobre o círculo verde e falem:
O
sinal verde representa os aspectos da cultura que podemos participar, sendo
influenciados e influenciadores.
Peçam
para que os alunos deem um passo para frente e caminhar um pouco pela sala.
-
Então, perguntem: Para cada cor, ou melhor, para cada situação quais atitudes
podem ser apontadas?
Pode
ocorrer divergência de opiniões, mas lembrem-se que as respostas não podem
contradizer os valores éticos do reino de Deus.
- Para
concluir, enfatizem como a Igreja pode influenciar culturalmente a sociedade.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário