Lição 10:
Fazendo Escolhas Sábias
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Fazendo escolhas sábias.
- Para iniciar o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Vestindo a
camisa”.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso com os valores do Reino de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício para
cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno 01
folha de papel ofício.
- Solicitem aos alunos que
façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos
costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem que todos terminem e
ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
- Falem: Quando aceitamos a
Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso líder da
equipe. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de
tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam Mt 8. 24.
- Solicitem aos alunos que
retirem a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas
pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
- Continuem, falando: Apesar
das dificuldades, não naufragamos, não desistimos porque Cristo está conosco. Permanecemos
na equipe, tendo Jesus como líder.
Apesar das avarias do barco
(apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no
barco, porque somos integrantes do Reino e comprometidos com seus valores,
decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
- Perguntem: O que significa
“Vestir a Camisa”?
Certamente as respostas terão
o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado,
observar e obedecer a Palavra de Deus.
- Agora, solicitem aos alunos
que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!
A folha deve ficar dobrada ao
meio, não abrir a folha completamente!
- Falem: Quem entra no Reino,
precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a Palavra de
Deus, com os valores do Reino.
- Leiam: II Cr 7.14.
- Perguntem: Estamos realmente
vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia original de transformar
a dobradura do barco em camisa: desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário