Lição
09: Sociedade e Missão Social
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Sociedade e
Missão Social.
-
Depois, para introduzir o estudo tema, utilizem a dinâmica “Missão Social”.
-
Trabalhem os pontos apresentados na lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Missão Social
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre a missão social da igreja.
Refletir
sobre ajuda aos necessitados.
Material:
Chocolates
para a metade da turma
Obs.:
vocês se desejarem podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo
etc.
Procedimento:
-
Distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando
sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém
certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai
questionar porque não tem para todos etc.
Então,
falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o
que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
-
Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada,
agora, por vocês?
Aguardem
que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso
isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não
possuem.
-
Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão
passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a
pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser
realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de
realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em
situações eventuais.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário