Lição
06: A Mordomia da Adoração
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Mordomia da Adoração.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a
dinâmica “Adoradores em ação”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Adoradores em Ação
Objetivo: Finalizar o estudo sobre a mordomia da
adoração, com uma atividade prática.
Material:
Bíblia – Salmo 9
Quadro branco, papel madeira
ou cartolina
Marcador de quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
- Solicitem aos alunos que
abram a Bíblia no Salmo 9.
- Leiam o Salmo 9 e apontem os
motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento de
adoração, como:
Abrir seu coração(V1)
Lembrar do que Deus fez(V2)
Alegrar-se e louvar (V2)
Reconhecer que Deus nos
defende(V 3 a 5)
Confiar que temos refúgio em
Deus(V9)
Expressar confiança no
Senhor(V 11)
Pedir misericórdia a Deus(V
13)
Regozijar-se na providência
divina(V 14,16).
- Agora, perguntem: E nós, que
expressões poderíamos também falar para louvar e adorar a Deus?
- Em seguida, elaborem um
Salmo coletivo de louvor e adoração a Deus, com ajuda dos alunos.
Utilizem o quadro branco,
papel madeira ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que
estão sendo escritas para a composição do Salmo.
- Para concluir, todos os
alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Se possível, na aula
seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário