Lição
09: Relacionando-se com os estudos
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Relacionando-se com os estudos.
- Perguntem:
Quem está estudando o ensino
Fundamental, o Médio ou curso superior?
Quem já concluiu o ensino
Fundamental, o Médio ou curso superior?
Aguardem as respostas.
Escrevam no quadro a quantidade
de alunos para cada modalidade de ensino.
- Depois, conversem com os
alunos sobre a importância dos estudos para a vida dos alunos.
- Posteriormente, utilizem a dinâmica
“Hábitos de Estudo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Hábitos de Estudo
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre
hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se
organizam para estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou
cartolina.
2 - Depois, peçam para que os
alunos façam uma encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos alunos.
3 - Analisem as respostas e as
encenações, questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos
conteúdos.
4 - Agora, peçam para que os
alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver agora
algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento nos
estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai estudar e
siga cuidadosamente seu planejamento.
- Organize um horário fixo de
estudo, crie uma rotina diária.
- Procure um local de estudo
com iluminação adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja
silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
- Procure manter o foco de sua
atenção na leitura, não se distraia.
- Tenha perto de você o que
vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais
adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer
anotações.
- Leia de preferência durante
o dia.
- Leia o texto em voz alta e
depois procure escrever as ideias principais.
- Organize uma pasta ou
fichário com suas anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em livros,
revistas e sites confiáveis.
- Revise a matéria no dia da
explicação do professor.
- Fazer um cronograma com as
atividades e avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou quais
destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem as respostas e
mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que
aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de
estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário