Lição
04: Ananias e Safira e a mentira
ao Espírito Santo
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ananias e Safira e a mentira ao
Espírito Santo.
- Depois, apliquem a dinâmica "Mentira tem perna curta".
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Mentira tem perna curta
Objetivo: Refletir e sensibilizar os alunos para que sejam
praticantes da honestidade.
Material:
01
cópia do texto “Mentira tem perna curta” para cada aluno
01
caixa de presente
01
cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp 4.8 digitado
01
bala para cada aluno que será fixado no cartão
Procedimento:
-
Escrevam no quadro a frase “Mentira tem perna curta” e perguntem o que
significa ou solicitem que os alunos contem uma situação que conhecem que pode
ilustrar esta frase.
Aguardem
as respostas.
-
Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que ocorreu com um casal de
namorados. Leiam o texto abaixo.
Mentira tem perna curta
Um casal de namorados estava passeando numa rua
comercial. A moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou
encantada com um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto.
Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que
havia um vaso igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar
a namorada em casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso
quebrado. Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua
ideia era tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe dera um
presente tão caro e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um tombo e
dizer que o vaso havia se partido naquele momento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou
até desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia
embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu
que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara enganá-la.
Ficou muito decepcionada.
Autoria do texto desconhecida.
– Depois, façam a encenação deste texto.
Escolham 03 pessoas para representar o rapaz, a moça e o dono da loja.
– Em seguida, falem: Acabamos de ler uma
história de um rapaz que desejou agradar, impressionar sua namorada, com um
presente, tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi descoberta, pois
mentira tem perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal reformular esta história?
Então,
reescrevam a história, observando o princípio da honestidade e façam novamente
a encenação. Vocês podem colocar nomes nos personagens.
-
Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram e mostrem o presente.
Distribuam
para cada aluno o cartão com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.
Depois,
peçam para que todos os alunos leiam o versículo:
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário