Lição
03: Aprendendo
sobre os dois testamentos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
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Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Aprendendo sobre os Dois Testamentos.
-
Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “Abrindo o
Tesouro”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Abrindo o Tesouro
Objetivos:
Manusear
a Bíblia de forma satisfatória.
Conhecer
a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento, sequência dos livros,
divisão em capítulos e versículos.
Material: 01 Bíblia para cada aluno.
Procedimento:
-
Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla
encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento
dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto,
precisamos saber como manuseá-la.
-
Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a
relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa:
conjunto de livros.
-
Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o
número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está
dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com
27. Portanto, a Bíblia é composta por 66 livros.
-
Continuem falando: Para encontrar com facilidade um texto na Bíblia, os seus
livros estão divididos em capítulos e versículos.
-
Ainda observando o índice, peçam aos alunos para encontrar João capítulo 3,
versículo 16. Orientem os alunos que o Evangelho Segundo São João está no Novo
Testamento.
-
Aguardem que todos encontrem este livro. Em seguida, falem que os números
grandes são os capítulos, enquanto os pequenos são os versículos. Então, já que
todos encontraram o Evangelho de João, vamos procurar o texto neste endereço:
capítulo 3, versículo 16. Depois todos deverão ler o versículo em voz alta.
-
Agora vamos fazer outra busca: Agora será Salmo 119, versículo 11. Depois peçam
para que todos leiam: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar
contra ti”. Então, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a
Palavra de Deus.
-
Passem para os alunos uma tarefa para casa. Escrevam no quadro 04
referências(02 do AT e 02 do NT) e peçam para que procurem estes textos, copiem
cada um deles numa folha e deverão trazer na próxima aula. Também deverão
memorizar pelos menos uma dessas referências.
Por
Sulamita Macedo.
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