Lição
05: O que são as Epístolas
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O que são as epístolas.
-
Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “Escrevendo
cartas”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Escrevendo cartas
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as epístolas do Novo
Testamento.
Material:
21
envelopes de cores, a saber: 13 verdes, 02 amarelos, 01 vermelho, 03 azuis, 01
alaranjado, 01 bege.
(vocês
podem escolher outras cores, estas que indiquei são sugestões, apenas).
Procedimento:
-
Escrevam no quadro a palavra “Epístola”.
-
Perguntem o que significa a palavra “Epístola”.
Aguardem
as respostas.
Epístola
é a mesma coisa que carta.
-
Falem: No Novo Testamento há 21 cartas, que dão nome a 21 livros dos NT.
-
Apresentem 21 envelopes de cores diferentes:
A
cor verde para as 13 cartas do apóstolo Paulo.
A
cor amarela para as 02 cartas do apóstolo Pedro.
A
cor vermelha para a única carta de Tiago
A
cor azul para as 03 cartas de João
A
cor laranja para a única de Judas
A
cor bege para a carta aos Hebreus de autoria desconhecida
-
Depois, façam o seguinte procedimento, por etapas:
Primeiro
entreguem 13 envelopes verdes para os alunos.
Falem
que são 13 as cartas de Paulo. Peçam para que eles escrevam o nome Paulo no
lugar do remetente.
Vamos
conhecer os destinatários?
Peçam
que os alunos escrevam os nomes dos destinatários(um destinatário para cada
envelope).
Aos
cristãos em Roma
Aos
cristãos de Corinto(duas vezes)
Aos
cristãos da Galácia
Aos
cristãos de Éfeso
Aos
cristãos de Filipos
Aos
cristãos de Colossos
Aos
cristãos de Tessalônica(duas vezes)
A
Timóteo, pastor da igreja de Éfeso(duas vezes)
A
Tito, pastor da ilha de Creta
Ao
cristão Filemon
Entreguem
para os alunos o assunto de cada carta, conforme quadro da revista(página 34).
Devem estar digitados e separados.
Os
alunos devem colocar o assunto referente a cada carta dentro do envelope.
-
Este mesmo procedimento deve ser realizado nas demais cartas(ver quadro da
página 36 da revista).
Observação:
Dessa forma, os alunos terão uma visão panorâmica das 21 cartas do NT,
conhecendo os remetentes, destinatários e um resumo do conteúdo de cada uma
delas.
-
Peçam para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT e identifiquem cada
carta com os nomes dos 21 livros do Novo Testamento.
-
Agora, trabalhem sobre a necessidade das cartas naquela época do início da
igreja e a importância do conteúdo das cartas para os destinatários.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário