Lição 04: A degeneração da liderança sacerdotal
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A degeneração da
liderança sacerdotal.
- Para introduzir o estudo,
apliquem a dinâmica “O Salário do
Pecado”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações
próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a
vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, leiam o texto “A Escolha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que
originou a morte física e espiritual.
Material:
02 alunos(01 aluno e uma
aluna)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o menino e a
menina se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e
Eva.
- Coloquem uma cesta com
vários tipos de fruta diante deles.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o
homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor
Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da
árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que
dela comeres, certamente morrerás”.
- Falem: Lemos nestes
versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos
frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que
ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do mal.
- Falem: Mas, Adão e Eva
desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve
comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a
desobediência.
- Entreguem a metade da
cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que
representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal
distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que
todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um
problema sério – o pecado e a morte.
“Porque o salário do pecado é
a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
Vamos agora estudar sobre as
consequências do pecado dos filhos do sacerdote Eli.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
A Escolha
Eu
acompanhei o momento em que uma jovem mãe tentava induzir seu filho de dois
anos de idade a fazer uma escolha. “Você pode comer peixe ou frango”, ela lhe
disse. Ela limitou as opções, pois a criança era muito pequena para compreender
além disso.
As
escolhas com frequência permitem diversas opções e devem dar espaço para que o
indivíduo rejeite algumas alternativas.
Adão e
Eva estavam no melhor ambiente possível. Deus dera liberdade para que comessem
de todas as árvores no Éden. Ele estabeleceu limites ao redor de uma árvore
apenas! Eles tinham uma escolha e não era necessária muita sagacidade para
escolher sabiamente. Mas a opção deles foi trágica.
Alguns
culpam Deus pelo que consideram Suas restrições e podem até acusá-lo de tentar controlar
suas vidas. Mas Deus nos dá uma escolha, assim como a deu a Adão e Eva.
Sim,
Deus estabelece limites, para nos proteger. Davi compreendeu isto. Ele
escreveu: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos...
Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus
testemunhos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua
palavra”(Salmo 119.98 e 101).
Deus
se importa tanto conosco que nos dá limites para que escolhamos corretamente.
CPH
Fonte: Nosso Andar Diário.
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