Lição
09: O Primeiro Projeto de Globalismo
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Primeiro Projeto de Globalismo.
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Torre de Babel”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Torre de Babel
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a
Torre de Babel.
Contextualizar o tema para a
vida prática dos alunos.
Material:
01 copo descartável para cada
aluno
02 ou 03 pincéis atômicos
01 mesa
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Torre
de Babel, falem para os alunos que nós também muitas vezes caímos no mesmo erro
daquela geração pós-diluviana, quando construímos torres para nós mesmos ou
para grupos a que pertencemos.
- Entreguem para cada aluno,
um copo descartável.
- Falem: Vamos construir uma
torre; os copos representarão os tijolos. Nestes tijolos vamos escrever os
nomes dos sentimentos de grandeza que levam o homem a desobedecer às ordens
divinas, tal qual o povo que construiu a torre de Babel.
Como por exemplo: Orgulho,
presunção, apostasia, distanciamento de Deus, descrédito na Bíblia, relativismo
moral, soberba, rebelião etc.
Cada nome, citado pelos alunos
e os que foram apontados acima, deve ser escrito por fora do copo, utilizando
pincel atômico.
- Depois, com ajuda de alguns
alunos, montem uma torre e falem que as torres que possuem estes fundamentos
cairão por terra, pois Deus abate o soberbo.
- Agora, leiam:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso
refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
- Perguntem: Quem é a nossa
fortaleza? E torre forte?
Espera-se que os alunos tenham
observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o nome do Senhor!
- Falem: Temos uma Torre Forte
na qual podemos nos refugiar e que nos orienta através de Sua palavra que é luz
para nosso caminho.
- Para concluir, falem: A
Torre de Babel construída sobre ideais humanos acabou por não atingir seu
intento, porém aquele tem a Torre Forte como sua segurança, confia em Deus que
nunca se abala e nos conduz aos céus.
Por Sulamita Macedo.
12 comentários:
A paz irmã.é um prazer conhecer o trabalho da senhora, estoy iniciando essa função de pró na ebd e gosto de trabalhar com dinâmicas e uma pró me falou da srnhora
Gostaria de contar sempre com a ajuda da senhora
Que Deus continue te abençoado
Olha sou de São João do Oriente, leste de m,g sou menbro da Ass de Deus Missao, a 27, anos,sou Pb e como Professor a 27, anos,sou sec de missoes, td semana faco estudo do seu trabalho, tenho uma classe com 26 alunos adulto,meu fc Adimilson de Oliveira, Paz do senhor
Seja bem-vindo a classe de professores da EBD. É uma nobre tarefa exercer esta função na igreja. Procure estudar a lição com antecedência e planeje aulas dinâmicas para seus alunos.
Que bom que conheceu este blog pela indicação de outro professor.
As postagens deste blog são divulgadas geralmente na segunda-feira.
Volte sempre e faça bom proveito.
Adimilson de Oliveira, muito obrigada pela visita constante ao blog.
Espero que as sugestões aqui publicas tenham servido para facilitar a aprendizagem do conteúdo das lições na classe de adultos que ensina.
Volte sempre e faça bom proveito.
Manda um alô pra meus alunos e pra minha igreja
To lendo agora suas materias
Tbm admiro muito e copio suas dinâmicas em minhas aulas
Para eu mandar um alô para seus alunos e igreja, preciso saber de onde você é.
Sonia Rejane, muito obrigada pela visita ao blog. Que bom que gosta das sugestões do blog e que aplica em suas aulas.
Volte sempre.
A paz do Senhor qrida. Sempre vejo suas dinâmicas, pois sou professora da classe de senhoras da faixa etária de idades após os 60 anos e algumas dinâmicas não tem como fazer, e isso é uma pena.por conta também do local.
Postar um comentário