Lição 10:
A ressurreição de Jesus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A Ressurreição de Jesus.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “O Grande Vencedor”.
- Depois, trabalhem os pontos
levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Observação importante:
Caso vocês ensinem em uma classe composta por mulheres ou mista, não se esqueçam de homenagear as mulheres pelo seu dia – 08 de março. Para isto, organizem o tempo de aula, separando um momento final para este fim.
Vejam, na categoria “Dinâmicas para Eventos Femininos”, deste blog, sugestões de homenagem. Há 16 dinâmicas, escolham uma para homenagear suas alunas!
Atenção!
Para saber como utilizar
filmes nas aulas da EBD de forma proveitosa e com foco na aprendizagem, leiam o
texto Pedagógico “Como utilizar filmes nas aulas da EBD” (postado abaixo).
Dinâmica: O Grande Vencedor
Objetivo:
Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, enfatizando a
ressurreição.
Material:
01 filme sobre Jesus
01 DVD
01 TV
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
1 - Uma semana antes da aula:
- Escolha um filme sobre
Jesus.
- Assista ao filme, observando
as partes que se referem ao tema da lição.
2 – No dia da aula:
- Cheguem cedo a EBD e
organizem o local da aula, montem os equipamentos e observem se estão funcionando.
- Aguardem os alunos.
3 - Durante a aula:
- Depois que vocês falarem que
o tema da aula será sobre o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus,
vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme
sobre Jesus.
- Falem que durante a exibição
de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento
dos acontecimentos.
- Depois da exibição, dividam
a turma em dois grupos.
- Entreguem 01 cartolina, 01
pincel atômico para cada grupo.
- Orientem para que cada grupo
desenhe 01 cena que mais chamaram a atenção deles. Depois, eles mostram os
desenhos, falando uma frase que represente o que estão apresentando. Estipulem
no máximo 05 minutos para esta atividade.
- Não se esqueçam de enfatizar
que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição
dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria
nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:
“E, se Cristo não ressuscitou,
logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Como
utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz,
Câmera e Ação!
O uso
das tecnologias em sala de aula, como suporte pedagógico, vem sendo inserido há
algum tempo no meio educacional, pois é considerado um elemento coadjuvante do
processo de ensino e aprendizagem. O filme é uma dessas tecnologias, que
agregam valor ao que está sendo estudado, pois atrai a atenção, desperta o interesse,
aumenta a retenção, vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e
visão.
Para sua utilização de forma
satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
Local apropriado: O ideal é uma
sala ou outro ambiente fechado para exibição do filme, para que haja maior
concentração dos alunos e não ocorram interferências de som. Observe se há
problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva pode dificultar a
visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento
disponível: É importante o agendamento prévio do equipamento, em caso de uso
coletivo. Se for utilizar TV, observe se o tamanho da tela é adequado para que
todos vejam. Fique atento também para a altura do som, confirmem se todos estão
escutando.
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos: É recomendável que alguém que saiba
como organizar esta parte esteja disponível para tal fim, para que não haja
maiores imprevistos na instalação e/ou colocar equipamento para funcionar.
Tempo
de instalação dos equipamentos: Os equipamentos devem ser instalados e testados
antes do horário da aula, para que não ocorra perda do tempo da aula ou
execução do plano B.
Plano
B: Tenha sempre um plano B quando for utilizar um equipamento eletrônico, pois
pode ocorrer falta de energia, o equipamento pode dar problema ou até mesmo
esquecimento do filme em casa etc. No plano B, você deve pensar como continuar
a aula sem a exibição do filme. Dessa forma, você não improvisará, nem ficará
sem saber o que fazer.
Escolher filmes adequados: A
escolha adequada do filme é um dos fatores importantes para que ocorra uma aula
deste tipo com sucesso, para tanto, observe:
relação com o tema a ser estudado, filme compatível com a idade da
turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar algumas ideias contrárias a
Palavra de Deus, aproveite para analisar com os alunos como refutar tal ideia a
luz da Bíblia.
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem: Uma breve explicação sobre o filme situa o aluno no contexto da aula
e do enredo. É interessante pedir aos alunos para anotar alguns pontos, durante
a exibição, para discussão posterior, e dessa forma os alunos ficam mais concentrados no filme.
Filmes
longos são inadequados: Para o uso nas aulas da EBD, tendo em vista ter apenas
1 hora de duração em média, é bom escolher filmes de curta duração ou em caso
de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes para exibi-las,
que sejam mais significativos para ilustrar o tema.
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos: O professor precisa ter uma visão
geral sobre o filme, mesmo que tenha sido recomendado por outro colega, observando
a inadequação de imagens, linguagem e coerência com o tema, para determinados
tipos de classes.
Utilizar
o filme com objetivo pedagógico: O filme não deve ser usado para preencher o
tempo ou porque professor não se preparou para a aula. Pelo contrário, a
utilização do filme requer cuidado no planejamento, pois é necessário que haja
discussão e reflexão sobre o que foi exibido com relação ao tema da aula.
Há várias possibilidades para
utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
-
Exibir o filme para iniciar um estudo, um debate ou ilustrar um tema.
- Pode
ser usado de uma só vez, caso a minutagem do filme seja adequada ao tempo de
aula. Em caso de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes para
exibi-las.
- Exibir
o filme por partes, com paradas para discussão, promovendo a participação do
aluno.
- Repetir a exibição de
trechos do filme para enfatizar pontos mais relevantes.
Como a
exibição de um filme requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a
ser observada quanto à presença de alunos com necessidades especiais, no caso
dos deficientes auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que
eles sejam incluídos no processo da aula.
- Com
alunos surdos na sala, o ideal é escolher filmes legendados, se ele for
alfabetizado na segunda língua(Português). Se for alfabetizado em
Libras(primeira língua), é interessante a presença de um intérprete. Mesmo que
o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no filme é quase
impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e de forma
pausada.
- Com
a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em
Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma
que ele entenda.
A
utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica Dominical pode ser considerada
como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino e aprendizagem. É uma
das formas de transformar uma aula puramente unilateral, onde somente o
professor fala e os alunos escutam, em um momento interativo, prazeroso e
reflexivo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário