Lição 10: A Intercessão pelos
Efésios
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem
iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A
Intercessão pelos Efésios.
A exposição do tema da aula na
EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando
a pergunta(Método de Perguntas e Respostas):
O que é oração intercessória?
Aguardem as respostas.
Acrescentem outras informações se necessário.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Então,
escrevam no quadro:
Os
pontos principais da oração intercessória de Paulo pela igreja de Éfeso,
contidos em Ef 3. 16 a 19:
Fortalecida
com poder
Habitada
por Cristo
Compreenda
o amor de Deus
Tenha
pleno desenvolvimento espiritual
As
expressões, ao explicar a Ef. 3.18:
Largura
Comprimento
Altura
Profundidade
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais
significativa.
- Concluam o estudo do tema,
com a aplicação da dinâmica “Oração
Intercessória”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Oração Intercessória
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a
oração intercessória, baseada no amor.
Exercitar a oração
intercessória.
Material:
¼ da folha de papel ofício e
caneta para cada aluno
01 caixa(pode ser também uma
sacola ou um envelope)
Procedimento:
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício para cada aluno e solicitem que escrevam de um lado do papel um
motivo de oração pessoal e do outro lado uma necessidade de oração coletiva.
- Peçam para que os alunos
coloquem os pedidos de oração na caixa.
- Depois, leiam:
“Admoesto-te pois, antes de
tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por
todos os homens”. I Tm 2. 1
“Rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus
Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim
a Deus”. Rm 15.30.
- Em seguida, façam uma oração
intercessória por seus alunos, apresentando os pedidos de oração que estão na
caixa.
- Depois, enfatizem a
necessidade dos alunos intercederem uns pelos outros, durante a semana, fazendo
menção dos pedidos que estão na caixa.
Quando algum aluno obtiver
resposta de oração, contida na caixa, deve expor para a classe. Dessa forma, a
fé dos demais será fortalecida. E depois, leiam: “...Orai uns pelos outros... a
oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo.
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