Lição 12: A Conduta do Crente
em Relação à Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem
iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: A Conduta do
Crente em Relação à Família.
A exposição do tema da aula na
EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
Utilizem a dinâmica “Casamento”,
para demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e
indissolúvel.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Escrevam
no quadro, as seguintes expressões:
Conduta
do marido
Conduta
da esposa
Conduta
do filho
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais
significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
Casamento
Objetivo: Demonstrar que o casamento que Deus criou é
monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
Materiais:
1
jarra para suco(com capacidade de aproximadamente 4 litros)
Água gelada
2 envelopes de suco(qualquer
sabor)
Copos descartáveis(01 para cada
aluno)
1 colher grande
7 colheres de sopa de açúcar
2 depósitos pequenos
Nomes HOMEM e MULHER digitados
Procedimento:
-
Colem os nomes HOMEM e MULHER, um em cada depósito.
-
Encham a jarra com água gelada.
-
Coloquem o açúcar num depósito(MULHER) e o pó do suco em outro(HOMEM).
-
Falem que Deus criou o homem e viu que ele estava só, derrame o pó do suco na
jarra com água, fale agora que Deus fez a mulher, derrame o açúcar na jarra com
água.
-
Falem que o casamento que Deus criou é monogâmico, 1 homem e 1 mulher. Fale
ainda que o casamento que Deus fez é heterossexual, mulher e homem.
-
Depois falem que Deus fez o casamento para durar para sempre, ou seja,
indissolúvel(não pode separar). Neste momento, peguem a colher e mexam o suco
da jarra.
-
Agora, perguntem se pode separar o açúcar do pó de suco.
Aguardem as respostas. Em seguida falem que
aquilo que Deus uniu não separe o homem (Mt 19.3b). Falem que Deus não aprova o
divórcio apenas permite no caso de infidelidade ou abandono de um dos cônjuges.
-
Em seguida distribuam o suco nos copos descartáveis.
Dinâmica
de autoria de Robson Nascimento, professor visitante deste blog.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
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