Lição 11: Atributos da Unidade
da Fé: Humildade, Mansidão e Longanimidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem
iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Atributos da
Unidade da Fé: Humildade, Mansidão e Longanimidade.
A exposição do tema da aula na
EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Em seguida, para introdução
do estudo do tema, apliquem a dinâmica “Unidade
na Igreja”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- Escrevam no quadro as seguintes perguntas:
(Método de Perguntas e
Respostas associado ao método Visual)
Que
outras virtudes são apresentadas no texto de Colossenses 1. 9 a 12?(parte da
leitura bíblica em classe)
O que
significa inteligência espiritual? (Cl 1.9)
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática e
aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Unidade na Igreja
Objetivo
Enfatizar a humildade, paz,
amor, mansidão e longanimidade como atributos importantes para a unidade da
Igreja, com harmonia nas relações interpessoais.
reas 09 virtudes do Fruto do
Espírito.
Material:
01 tangerina sem casca(deixem
apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes
digitadas
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco
ou para cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a tangerina e
falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão:
é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte,
uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos relembrar
o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada,
Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina,
formando um círculo.
- Perguntem:
Há alguma destas palavras que
vocês não se lembram do significado?
Aguardem as respostas. Depois,
acrescentem informações, caso necessário.
- Agora, perguntem(apontando
para as 09 virtudes expostas no quadro):
Qual destas virtudes vamos
estudar nesta lição?
Vamos começar observando o que
consta no título da lição?
Depois, vamos olhar se há
outras virtudes mencionadas no conteúdo da lição?
Aguardem as respostas dos
alunos.
- Em seguida, comecem o estudo
do tema, enfatizando a importância da manifestação da humildade, mansidão, longanimidade,
paz e amor, como atributos importantes para a unidade na Igreja, com harmonia nas
relações interpessoais(Ef. 4. 1 a 3).
Por Sulamita Macedo.
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