Lição 10: O dom de interpretar
as línguas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O dom de Interpretar as Línguas.
- Agora, utilizem a dinâmica “O Dom de
Interpretação de Línguas”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Dom de
Interpretação de Línguas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.
Material:
01 cópia de uma mensagem em
código para cada aluno(ver no procedimento).
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno
uma cópia de uma mensagem em código. Orientem para que eles decifrem qual a
mensagem contida nesta frase. Estipulem um tempo para a realização da
atividade.
Trocando os números pelas
letras, você saberá qual a mensagem da frase abaixo:
A= 1
B = 2
C = 3
D = 4
E = 5
F = 6
G = 7
H = 8
I = 9
J = 10
L = 11
M = 12
N = 13
O = 14
P = 15
Q = 16
R = 17
S = 18
T = 19
U = 20
V = 21
X = 22
Z = 23
14 4 14 12
4 5 9 13 19 5 17 15 17 5 19 1 3
1 14 4 5
__ ______
___
__________________________ ___
11 9 13 7 20 1 18 5 18 19 1 3 11 1 18 18 9 6 9 3 1 4 14
______________ _______ ______________________
13 14 7 17 20 15 14 4 14 18
4 14 13 18 16 20 5
____ ___________ _____
________ ______
12 1 13 9 6 5 18 19 1 12 1 12
5 13 18 1 7 5 12
___________________ _
________________
4 5 4 5 20 18
__ ________
Observação: A mensagem da
frase é: “O dom de Interpretação de Línguas está classificado no grupo dos dons
que manifestam a mensagem de Deus” não deve ser divulgada para os alunos, pois
eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.
- Depois, os alunos deverão
ler qual a mensagem que foi decifrada.
- Falem: Vocês decifraram uma
mensagem que vocês não estavam entendendo, com a ajuda do quadro que continha a
correspondência entre as letras e os números.
As línguas estranhas também
podem ser consideradas como códigos que não conhecemos, mas que precisam ser
interpretadas. Para que sejam entendidas, é necessário o dom de Interpretação
de Línguas. E é sobre este dom que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário