RSS

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

05 Dinâmicas sobre Moisés


Dinâmica: Moisés x Cooperadores 

Objetivo: Refletir sobre a importância dos coperadores na liderança, tendo como exemplo o personagem bíblico Moisés.

Material:

01 bexiga para cada aluno

Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.

Procedimento:

- Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.

- Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.

- Em seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas permanecerão.

- Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.

- Continuem retirando até deixar apenas uma pessoa.

- Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.

- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

Moisés precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

Vocês podem fazer a demonstração do momento em que 02 cooperadores sustentam as mãos de Moisés levantadas.

Ideia original desconhecida do uso de bexigas para o objetivo da dinâmica.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.



Dinâmica: O Exemplo de Moisés

Objetivo: Promover a conclusão do estudo sobre as características da liderança de Moisés.

Material:

Cópias da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características – vejam abaixo).

Fita adesiva

Pincel atômico

Procedimento:

- Falem: Depois do que já estudamos sobre a liderança de Moisés, quais características podemos apontar deste servo de Deus?

- Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre outras:

Dedicado

Humildade

Manso

Bondoso

Obediente

Fiel

Confiável

Temperamento descontrolado

Caráter controlado

Líder solitário(Centralizador - na fase inicial)

Não percebia a necessidade dos liderados(na fila e em pé)

Agenda lotada(“... de manhã ao por do sol..”)

Soube escutar Jetro

Aceitou proposta de Jetro

Temente a Deus

Tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus

Preparado por Deus

Orava

Adorava a Deus

Rejeitava o erro e corrigia.

- Distribuam para os alunos as figuras de pés e peçam para que escrevam uma das características apontadas(01 característica por pé).

- Depois, montem no piso da classe um caminho com as figuras de pés.

- Falem: Este caminho representa o caminhar de um líder desde sua chamada, aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as características, quer positivas ou negativas.

- Agora falem: O que cada uma destas características pode representar para vocês como líderes na sua casa, igreja ou trabalho? O que vocês podem aprender, modificar (retirando ou acrescentando) na caminhada enquanto líderes?

- Peçam para que os alunos caminhem sobre o caminho e apontem 01 característica positiva que precisa ter ou que já possui e 01 negativa que gostaria de modificar(outras características podem ser ditas pelos alunos que eles já percebem que já possuem como lideres).

- Concluam, lendo Isaías 30:21:

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: Aprendendo a ser manso

Objetivos:

Observar as características de Moisés.

Enfatizar a mansidão de Moisés, o homem mais manso da terra.

Material:

Cópias da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características – vejam abaixo).

Fita adesiva

Pincel atômico

Procedimento:

- Perguntem: Quais características podemos apontar de Moisés?

- Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre outras:

Dedicado

Humildade

Manso

Bondoso

Obediente

Fiel

Confiável

Temente a Deus

Tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus

Preparado por Deus

Orava

Adorava a Deus

Rejeitava o erro e corrigia.

- Distribuam para os alunos as figuras de pés e peçam para que escrevam uma das características apontadas(01 característica por pé).

- Depois, montem no piso da classe um caminho com as figuras de pés.

- Falem: Este caminho representa o caminhar de um líder desde sua chamada, aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as características, quer positivas ou negativas.

 - Agora falem: O que vocês podem aprender com estas características, modificar (retirando ou acrescentando) na caminhada da vida cristã?

- Peçam para que os alunos caminhem sobre o caminho e apontem 01 característica positiva que precisa ter ou que já possui e 01 negativa que gostaria de modificar.

- Concluam, lendo Isaías 30:21:

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.

- Para finalizar, falem: Moisés foi considerado o homem mais manso da terra, conforme lemos em Números 12:3:

“E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

- Falem: É sobre a mansidão o tema da aula de hoje.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: O legado de Moisés

Objetivo: Refletir sobre o legado de Moisés, o líder do Êxodo.

Material:

01 espelho limpo

01 espelho embaçado(sujo)

01 flanela

01 limpador de espelho

Procedimento:

- Falem: Vivenciamos a liderança no nosso cotidiano, quer seja na família, na igreja, no trabalho e dessa forma observamos posturas diferentes de lideres.  Esta lição enfatiza o exemplo do profeta Moisés para todos nós.

- Apresentem os dois espelhos(o limpo e o embaçado) e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem refletida.

- Perguntem: Qual espelho representa melhor a imagem de Moisés. Por quê?

- Depois, falem que Josué, sucessor de Moisés, apresentou excelentes qualidades para substituí-lo, refletindo a imagem do seu mestre, por ter aprendido pelo exemplo.

- Pequem os dois espelhos e falem:

O que nossos líderes estão refletindo?

O que estamos refletindo, como líderes?

- Agora, pequem o espelho embaçado e perguntem:

Como limpar o espelho do exemplo para os liderados?

Aguardem as respostas e depois limpem o espelho.

- Enfatizem os pontos do legado de Moisés para a liderança atual e como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: Cooperadores

Objetivo: Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.

Material:

01 bexiga para cada aluno

Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.

Procedimento:

- Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.

- Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.

- Em seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas permanecerão.

- Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.

- Continuem retirando até deixar uma pessoa.

- Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.

- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

Moisés precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

Vocês podem fazer a demonstração do momento em que 02 cooperadores sustentam as mãos de Moisés levantadas.

Ideia original desconhecida do uso de bexigas para o objetivo da dinâmica.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: