RSS

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras

Lição 05: Neemias: A oração de um construtor

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Neemias: A oração de um construtor.

 

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Neemias e os malas sem alça”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Neemias e os malas sem Alça

Objetivo:

Enfatizar a vida de oração de Neemias.

Oportunizar a reflexão do nosso comportamento diante dos nossos opositores, tendo como exemplo o líder Neemias.

Material: bolsa ou pasta sem alça e pesada, do tipo que a alça pode ser removida.

Procedimento:

- Perguntem: O que significa a expressão “Mala sem alça”?

Mala sem alça: alguém chato, incômodo, inconveniente, perturbador, desagradável.

Enquanto você fala o que significa esta expressão, peça a um aluno para se colocar diante da turma, segurando o objeto sem alça e pesado.

- Continuem perguntando: Na sua vida, há alguém ou algo que pode ser considerado como “mala sem alça”? Como tem sido sua atitude diante dos seus opositores?

- Observem as respostas dos alunos e falem: Nesta lição, podemos considerar Sambalate e Tobias como “os malas sem alça” na vida de Neemias e do povo judeu.

- Leiam Ne 4. 1 a 3.

- Depois, perguntem ao aluno que está segurando a bolsa: Está difícil segurar a bolsa?

Se tivesse a alça, seria menos incômodo? Coloquem a alça e perguntem: E agora?

O que significa “colocar a alça”? O meio para melhor conduzir o objeto. Como tem sido sua estratégia diante da situação que está enfrentando?

Em seguida, solicitem para que o aluno se sente.

- Falem: Que tal aprendermos com Neemias sobre este assunto?

- Trabalhem o conteúdo da lição, observando os seguintes pontos:

Qual a acusação?

Como se organizaram os opositores?

A estratégia de Neemias: Oração, vigilância(guarda), ação(reconstrução do muro).

Atitudes relevantes: o líder e o povo unidos com um objetivo único, Neemias não se intimidou nem se abateu, líder entusiasta.

- Para finalizar, falem da importância de observarmos o posicionamento de Neemias diante dos seus opositores. Devemos colocar a alça da mala, isto é, para melhor conduzir a situação, vamos agir como Neemias.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: