RSS

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

 03 Dinâmicas sobre Neemias

Dinâmica: Neemias e os malas sem Alça

Objetivo:

Enfatizar a vida de oração de Neemias.

Oportunizar a reflexão do nosso comportamento diante dos nossos opositores, tendo como exemplo o líder Neemias.

Material: bolsa ou pasta sem alça e pesada, do tipo que a alça pode ser removida.

Procedimento:

- Perguntem: O que significa a expressão “Mala sem alça”?

Mala sem alça: alguém chato, incômodo, inconveniente, perturbador, desagradável.

Enquanto você fala o que significa esta expressão, peça a um aluno para se colocar diante da turma, segurando o objeto sem alça e pesado.

- Continuem perguntando: Na sua vida, há alguém ou algo que pode ser considerado como “mala sem alça”? Como tem sido sua atitude diante dos seus opositores?

- Observem as respostas dos alunos e falem: Nesta lição, podemos considerar Sambalate e Tobias como “os malas sem alça” na vida de Neemias e do povo judeu.

- Leiam Ne 4. 1 a 3.

- Depois, perguntem ao aluno que está segurando a bolsa: Está difícil segurar a bolsa?

Se tivesse a alça, seria menos incômodo? Coloquem a alça e perguntem: E agora?

O que significa “colocar a alça”? O meio para melhor conduzir o objeto. Como tem sido sua estratégia diante da situação que está enfrentando?

Em seguida, solicitem para que o aluno se sente.

- Falem: Que tal aprendermos com Neemias sobre este assunto?

- Trabalhem o conteúdo da lição, observando os seguintes pontos:

Qual a acusação?

Como se organizaram os opositores?

A estratégia de Neemias: Oração, vigilância(guarda), ação(reconstrução do muro).

Atitudes relevantes: o líder e o povo unidos com um objetivo único, Neemias não se intimidou nem se abateu, líder entusiasta.

- Para finalizar, falem da importância de observarmos o posicionamento de Neemias diante dos seus opositores. Devemos colocar a alça da mala, isto é, para melhor conduzir a situação, vamos agir como Neemias.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica sobre a liderança de Neemias

Dinâmica: Exemplo a ser seguido

Objetivos:

Promover o estudo sobre as características da liderança de Neemias.

Possibilitar a participação dos alunos na aula.

Material: Palavras e frases digitadas: ORGANIZAÇÃO, HUMILDADE, CORAGEM, SABEDORIA, PRUDÊNCIA, DISCRIÇÃO, ESFORÇADO, MOTIVADO, TEMENTE A DEUS, SABIA LIDAR COM A OPOSIÇÃO, MOTIVAVA OS LIDERADOS, ESTABELECEU PARCERIAS.

Procedimento:

- Dividam a turma em 04 grupos. Solicitem que cada grupo escolha um líder entre seus membros.

- Entreguem para cada grupo 03 palavras ou frases.

- Falem que estas palavras ou frases são referentes às características da liderança de Neemias.

- Solicitem que cada grupo procure estabelecer relação entre as palavras e as situações vivenciadas por Neemias.

- Orientem que os alunos podem consultar a Bíblia e o texto da lição. Estabeleçam 15 minutos para esta pesquisa.

- Durante a atividade, vocês devem ir em cada grupo para prestar outras informações ou tirar dúvidas.

Obs: Realizar trabalho em grupo é um momento de muita atenção para o professor. Não é tempo para descansar, enquanto os alunos trabalham.

- Em seguida, após o término tempo programado, cada líder de grupo deverá colocar as palavras ou frases no quadro e com objetividade falar o que o grupo consultou.

- Quando todas as palavras estiveram expostas, elaborem com os alunos um texto coletivo sobre liderança a partir das respostas deles.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: Neemias, o construtor que orava

Objetivos:

Enfatizar a vida de oração do construtor Neemias.

Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material:

- Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.

- Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida.

Procedimento:

1 - Falem: Neemias e o povo judeu reconstruíram os muros de Jerusalém e colocaram suas portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.

2- Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você tem se defendido das ameaças externas e internas?

3 - Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.

“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:

- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.

Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.

Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.

Autoria do texto desconhecida.

4 - Falem: Neemias enfrentou opositores à obra que estava realizando, isto é, ele estava sofrendo ameaças externas, alheias a sua vontade. Venceu por meio da oração e da ação. Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.

5 - Coloquem no quadro as figuras, uma de cada vez, e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida espiritual.

Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.

6 - Lembrem - se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.

7 – Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: