RSS

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Juvenis – Queda e Redenção

Lição 10: Arrependimento

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Arrependimento, escrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, utilizem a dinâmica “O Peso do Pecado”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica.

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a demonstração da dinâmica.

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.

 

Dinâmica: O Peso do Pecado

Objetivo: Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.

Material: 01 objeto pesado(cadeira, livro grande...) ou uma fruta grande (melancia, jaca...).

Procedimento:

- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.

- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.

- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.

- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?

Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.

- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.

- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?

Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.

- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.

- Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o arrependimento produz vida.

Ideia Original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: