RSS

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

 Pré-adolescentes - Jesus, o salvador

Lição 08: Ele Venceu a Morte

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Ele venceu a morte, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Vencendo a Morte”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;

Material para realização da dinâmica;

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.

 

Dinâmica: Vencendo a Morte

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre a ressurreição de Jesus, vencendo a morte e isto nos garante certeza de vida eterna.

Material:

Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da parte e a outra cor para a outra parte)

Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.

Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes

Procedimento:

- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.

Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na outra metade Perdição Eterna.

- Os alunos devem escolher um dos envelopes.

- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna” e outro “Perdição eterna”.

- Em seguida, leiam:

“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).

- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas e ressuscitou. Quem o aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a vida eterna.

- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada.

- Enfatizem que somente poderemos ter direito a vida eterna, porque Jesus ressuscitou, vencendo a morte.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: