RSS

terça-feira, 19 de julho de 2022

Jovens: Imitadores de Cristo - Ensinos Extraídos das Palavras de Jesus e dos Apóstolos

Lição 04: Quem segue a Cristo cultiva a prática da oração e de jejum

 Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Quem segue a Cristo cultiva a prática da oração e de jejum. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir a aula, apliquem a dinâmica “Caminhando em Oração”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Caminhando em Oração

Objetivo: Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.

Material:

01 tapete

Rosas

Pedras grandes e pequenas

Versículos bíblicos sobre oração

Procedimento:

– Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.

– Expliquem o que cada objeto representa:

Tapete: caminho da vida cristã

Rosas: bênçãos recebidas

Pedras: as dificuldades que enfrentamos

Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos

– Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:

Ele pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.

Ele pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.

– Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.

Observações:

– Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: