RSS

terça-feira, 12 de julho de 2022

Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia

Lição 03: As filhas de Zelofeade: O pedido que mudou a história

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: As filhas de Zelofeade: O pedido que mudou a história.  Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Perguntem: Já ouviram falar em Zelofeade e suas filhas?

É bem possível que eles digam que não, pois não é uma história muito conhecida.

- Falem: Vamos saber quem eram?

Peçam para que eles abram a Bíblia em Números 27. 1 e leiam o versículo enfatizando os nomes das 05 filhas

“E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca eTirza)”.

Peçam para que os alunos repitam estes 05 nomes e falem que a aula de hoje será sobre um pedido que elas fizeram.

- Depois, utilizem a dinâmica “O Pedido de 05 filhas”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Pedido de 05 filhas      

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre o pedido das 05 filhas de Zelofeade.

Analisar o resultado abrangente histórico-cultural deste pedido

Material:

02 cartolinas color set(verde e vermelha)

Versículos digitados

Perguntas digitadas

01 folha de papel madeira

01 tubo de cola branca

01 quadro banco

01 tesoura

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitar os versículos de Números 27. 1 a 11, separadamente.

Colar cada versículo em pedaço de cartolina verde que fique aparecendo a borda

Digitar as perguntas(ver abaixo) separadamente em pedaço de cartolina vermelha que fique aparecendo a borda

Perguntas:

1 – A quem elas fizeram o pedido?

2 – O que motivou o pedido?

3 – O que fez 01 das pessoas que escutou o pedido? Qual o nome dele?

4 – Qual foi a resposta ao pedido delas?

5 – Quais as mudanças ocorreram por causa do pedido?

No momento da aula:

- Falem: Com a parte introdutória da aula que acabamos de ter, já conhecemos os nomes das filhas de Zelofeade, conforme lemos em Nm 27.01.

- Agora, vamos descobrir qual o pedido que elas fizeram que foi tão importante e que precisamos conhecer. Estão curiosos?

- Coloquem em quadro os versículos de Nm 27. 1 a 11, separadamente, isto é, não apresentar em um único bloco(fazer conforme acima citado)

- Apresentem as perguntas, uma de cada vez, e falem: Qual versículo responde a esta pergunta?

Aguardem que os alunos leiam a pergunta e procurem o versículo.

Isto deve acontecer até concluir a última pergunta.

À medida que as perguntas forem respondidas com os versículos, organizá-las num papel madeira.

- Após a conclusão desta parte, perguntem:

O que vocês entenderam desta história das 05 filhas?

Aguardem as respostas. Isto servirá para testar a atenção dos alunos como também fixar o conteúdo.

- Depois, continuem a explanação do tema em estudo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: