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segunda-feira, 25 de julho de 2022

Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia

Lição 05: Sansão: O livre-arbítrio no plano divino

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Sansão: O livre-arbítrio no plano divino.  Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, apliquem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.

- Falem da história de Sansão, solicitando ajuda dos alunos. Depois, reflitam sobre as atitudes de desobediência deste personagem bíblico.

Ao fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Sansão, está sendo utilizado o Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos já sabem.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Regra não é brincadeira!

Objetivo: Enfatizar a importância de obedecer  normas.

Material:

O material pode ser improvisado de acordo com o tipo de brincadeira escolhida pelos grupos.

Procedimento:

- Dividam a turma em dois grupos.

- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.

Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.

- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.

- Depois, perguntem:

Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?

Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?

- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição vamos estudar sobre o jovem Sansão que deveria cumprir regras, porém decidiu não cumpri-las e por isso sofreu as consequências de sua desobediência a Deus.

- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.

Por Sulamita Macedo.

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