RSS

terça-feira, 19 de julho de 2022

Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário

Lição 04: A primeira viagem missionária

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A primeira viagem missionária, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Seguindo a rota da 1ª viagem”.  

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Seguindo a rota da 1ª viagem    

Objetivo: Ilustrar e explanar a 1ª viagem missionária de Paulo seguindo a rota descrita no texto bíblico.

Material:

Palavras para digitar(ver procedimento)

01 rolo de fita adesiva

01 rolo de durex colorido vermelho

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitar os nomes dos lugares: Antioquia da Síria, Selêucia, Ilha de Chipre, Salamina, Pafos, Perge, Panfília, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe.

Recortar cada nome

Numerar de 01 a 11, observar a ordem acima

Digitar a expressão: Ponto de partida e chegada

No dia aula:

Antes dos alunos chegarem:

- Organizem as cadeiras em círculo.

- No centro do círculo, organizem os nomes digitados no piso da sala, observando um mapa da 1ª viagem missionária de Paulo, para localizar cada cidade e formar a rota da viagem.

- Os nomes no piso vão ficar ligados com setas feitas de durex colorido vermelho, na direção que indica a ordem sequencial do roteiro da viagem.

No momento da aula:

- Orientem os alunos para que se sentem em círculo, conforme estão as cadeiras.

- Falem:

Na aula passada, Paulo e Barnabé tinham ido para Antioquia da Síria.

Na aula de hoje, vamos estudar sobre uma viajem mais longa que começa e termina neste lugar(apontem para Antioquia da Síria e coloquem a expressão “Ponto de partida e chegada” ao lado do nome da cidade).

Vocês estão vendo aqui no piso nomes de lugares pelos quais Paulo e Barnabé passaram.

Peçam para que os alunos leiam cada nome, observando a ordem numérica do roteiro da viajem.

- Apontem para cada nome, à medida que vocês falarem sobre o roteiro desta viagem.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: