RSS

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia

Lição 03: Cuidando-se por inteiro

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Cuidando-se por inteiro, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Autocuidado”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Autocuidado

Objetivo:

Refletir sobre ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional.

Material:

Óculos escuro

Protetor de ouvido

01 máscara facial(do tipo que se vende em farmácia)

01 par de luvas(descartáveis)

01 figura de 01 cérebro

Procedimento:

- Apresentem a figura do cérebro.

- Falem, apontado para a figura:

No sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É nele que se processam as ideias e as atitudes.

As diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das mais variadas formas.

- Falem: Somos peregrinos na terra e passamos com situações adversas, pois a Bíblia afirma: “No mundo tereis aflições…(Jo 16.13).

O que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos viver de forma diferente com a mente de Cristo.

- Entreguem para um aluno os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas.

- Perguntem:

Para que servem os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas?

Aguardem as respostas.

Certamente, as respostas vão fazer referência que estes objetos são utilizados para proteção.

- Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.

- Agora, perguntem:

Que ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional podem ser tomadas por meio da visão, da audição, da fala, do que ingerimos e pegamos?

Aguardem as respostas.

Depois, recolham os objetos e iniciem o estudo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: