RSS

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Adultos - A Justiça Divina - A Preparação do Povo de Deus para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel

Lição 04: Quando se Vai a Glória de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Quando se Vai a Glória de Deus. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir o tópico IV da lição, apliquem a dinâmica “Jesus substituiu o Templo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Jesus substiutiu o Templo

Objetivos:

Enfatizar que Jesus substituiu o Templo, através do sacrifício perfeito e único, dando livre acesso a Deus, passando a habitar no cristão.

Material:

4 folhas de papel ofício

01 tubo de cola branca

01 pincel atômico

01 rolo de durex colorido(vermelho)

Procedimento:

Dias antes da aula:

- Colem 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado da folha, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).

No dia aula:

- Falem: Estudamos que o templo representava a presença de Deus na Terra; a glória divina estava ali.

- Apresentem para os alunos o “caminho’ (descrito acima) sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento, rasguem ocaminho.

- Falem: Na Antiga Aliança, os sacerdotes apresentavam, pelo pecado do povo, sacrifícos, que se repetiam. Pois, o pecado afasta o homem de Deus, que é Santo.

- Entreguem os pedaços do caminho rasgado para os alunos e peçam para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho.

Ao terminarem, falem que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício perfeito e único de Cristo na cruz. O durex colorido vermelho representa o sangue de Jesus, neste caso.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”(João 1:14)

- Então, apresente o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler.

- Para concluir, enfatizem que por meio do sacrifíico único e perfeito de Jesus temos a redenção e perdão dos pecados, tendo pois livre acesso a Deus. Hoje, entramos no santuário através da obra redentora de Jesus. O véu que separava a entrada foi rasgado.

“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras”(Mateus 27:50,51).

“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção”(Hebreus 9:11,12).

E, ainda, Hebreus 10:19-23:

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”

Ideia original desconhecida da formação do caminho com folhas de papel.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: