Adolescentes: O Amor na Vida Cristã
Lição 04: Cristo nos ensinou a misericórdiaProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Cristo nos ensinou a misericórdia, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Aqueles que dormiram”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Aqueles que dormiram
Objetivo:
Concluir o estudo sobre agir com misericórdia no luto.
Material:
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
- Após o estudo da lição, perguntem para os alunos:
Quais frases ou palavras vocês já escutaram ou
disseram para comunicar o falecimento de alguém?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro.
Exemplos de algumas frases/palavras:
Descansou
Partiu
Foi fazer a longa viagem
Fechou o paletó de madeira
Bateu as botas
Passou desta para melhor
Foi para o andar de cima
Dormiu no Senhor
Foi para a glória
- Falem: Qualquer que seja a forma do comunicado sobre
o falecimento de um parente, um amigo, a reação inicial é de surpresa,
tristeza, angústia, choro... Afinal, é um comportamento natural diante de uma
separação física por meio da morte.
Muitas pessoas apresentam comportamento
exagerados, pois ficam desperadas, sem
consolo algum, diante da dor que estão sentindo.
Ressaltem a importância da atitude dos amigos para
aquele que perdeu um ente querido.
Mas, qual deve ser a atitude de um cristão diante da
morte?
Deixem que os alunos falem.
Espera-se que
os alunos apontem que devemos confiar na esperança, conforto e
consolação de Deus.
- Para concluir, leiam:
“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes
quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm
esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus
trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram”(1
Tessalonicenses 4:13,14).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário