Pré-adolescentes: Preservando os Valores Cristãos
Lição 04:
A mentira ainda é pecado
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: A mentira ainda é pecado, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem o texto “Eclipse do Sol”,
para refletir sobre a importância de transmitir algo de forma correta. Embora o
texto seja engraçado, há reflexões que podem ser feitas através dele quanto a
prestar atenção ao que está sendo dito, não modificar as informações etc.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Mentira tem perna curta”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
um pequeno texto(postado no procedimento)
- Preparem um pequeno texto contendo várias
informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi: chocolates, balas de
vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7
chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para
pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e
moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se pudesse. Reclamei e pedi para fazer a soma de outra
forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei
desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da
classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem,
oralmente, para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao
lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem
deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está
recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem
que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente
transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira,
extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que
ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não enganar. Aproveitando o tema da
lição, reforce a autenticidade que deve haver nas nossas palavras e atitudes.
Ideia original da técnica do “telefone sem fio”
desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão para iniciar o estudo da lição
Eclipse do Sol
Capitão ao Sargento-ajudante:
- Sargento! Dando-se amanhã um Eclipse do Sol,
determino que a companhia esteja formada, com uniforme de campanha, no campo de
exercícios, onde darei explicações em torno do raro fenômeno que não acontece
todos os dias. Se por acaso chover, nada poderá se ver e neste caso fica a
companhia dentro do quartel.
Sargento-ajudante ao Sargento:
Sargento ao Cabo:
- Cabo, o nosso Capitão fará amanhã um Eclipse do Sol
no campo de exercícios. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada se
poderá ver. Em uniforme de campanha, o Capitão dará a explicação necessária,
dentro do quartel.
Cabo aos Soldados:
- Soldados, amanhã, para receber o Eclipse do Sol, que
dará as explicações necessárias sobre o Capitão, o fenômeno será em uniforme de
exercício, isto se chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias.
Autoria do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário