Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias
Lição 04: O vaso do oleiro: A descrição espiritual da nação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
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Cumprimentem os alunos.
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Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
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- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O Vaso Do Oleiro: A
Descrição Espiritual Da Nação, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Que tipo de vaso és?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Que tipo de vaso és?
Objetivo: Refletir
sobre vasos de honra e desonra.
Material:
02
vasos de barro do mesmo tamanho e forma
02
tipos de sementes
Versículos
digitados sobre as Obras da carne e o Fruto do Espírito.
-
Apresentem para os alunos os 02 vasos.
-
Falem: Eles são iguais, no tamanho, na forma e no material.
-
Perguntem: Mas, o que pode diferenciar estes dois vasos?
-
Passem os dois vasos para os alunos observarem qual o conteúdo deles.
Os
alunos vão encontrar sementes.
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Falem: O apóstolo Paulo menciona vasos de honra e desonra, numa analogia ao
tipo de atitude dos crentes.
-
Depois, leiam II Tm 2.20 e 21:
“Ora,
numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e
de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
De
sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra,
santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
-
Falem: Se o vaso representa a vida de uma pessoa, qual o resultado da
germinação destas sementes?
-
Pequem um vaso, afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os
versículos de Gl 5. 19 a 21. Leiam os versículos:
“Porque
as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação,
impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações,
iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices,
glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como
já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de
Deus”.
-
Pequem o outro vaso, afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento
os versículos de Gl 5. 22. Leia o versículo:
“Mas
o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade,
fé, mansidão, temperança”.
-
Observaram a diferença entre um vaso de honra e de desonra. O vaso de sua vida
está cheio de qual tipo de sementes?
-
Para finalizar, leiam: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em
santificação e honra”(I Ts 4.4).
Por
Sulamita Macedo.




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