Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 02: A Expansão da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Domingo passado estudamos como aconteceu a fundação da Igreja em
Jerusalém. Hoje, estudaremos sobre o que ocasionou a expansão da Igreja.
-
Coloquem no quadro estas palavras: PERSEGUIÇÃO e EVANGELIZAÇÃO. Falem sobre
estes dois pontos que motivaram a expansão da Igreja.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Utilizem
um mapa, que contenha as cidades de Jerusalém, Samaria, Damasco, Cesárea,
Antioquia, fenícia e Chipre. Falem que nestas cidades houve a propagação do
evangelho pelos cristãos perseguidos.
Vejam
o Texto Pedagógico “A utilização de mapas nas aulas da EBD”, postado abaixo, e
saibam como melhor utilizá-los.
-
Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “O
Resgate”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Resgate
Objetivo:
Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
Lanternas,
velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT
preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
-
Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O
grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto
é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna,
vela ou isqueiros.
O
grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada
aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
-
Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
-
Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as
lanternas, velas ou isqueiros.
-
Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem
a venda(TNT preto) sobre os olhos.
-
Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar
aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente
as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de
salvação.
-
Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o
grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação
muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem
e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse
combinado.
-
Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de
Deus, isto é, no grupo 01.
-
Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos,
pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
A utilização de mapas nas aulas da EBD
Os mapas são representações do espaço geográfico,
geralmente planos, e também de aspectos históricos e servem de ferramenta de
ensino para contextualizar o tema em estudo, promovendo facilitação no processo
de ensino e aprendizagem.
A utilização de mapas nas aulas da EBD é importante
quando há necessidade de apresentar cidades, localidades específicas ou fatos
ocorridos nestes locais, tornando a apresentação documentada, atraindo a
atenção dos alunos e aumentando a retenção do tema em estudo.
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
1
- Apresentar um mapa e apontar para o local que você deseja mostrar para os
alunos, utilizando uma caneta ou um apontador específico. A caneta servirá
apenas para apontar e não para riscar, lembrem-se de que os mapas precisam ser
bem utilizados para que possam ser usados muitas vezes.
Exemplo:
Apontar
para o rio Jordão e falar: foi neste rio que Jesus foi batizado.
Apontar
para o deserto da Judéia e falar: após o batismo, ele foi para o deserto da
Judéia, onde foi tentando por 40 dias.
Apontar
para a Galiléia e falar: Ele voltou para a Galiléia e iniciou seu ministério.
2
- Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
Organizem
os alunos ao redor do mapa.
Falem
o nome de uma cidade e peçam para que os alunos apontem no mapa.
Exemplo:
Procurar a cidade de Filipos, falar das características da cidade e informar
que hoje neste local se situa a Turquia.
3
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como
assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno
que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam
como fazer, observando este exemplo:
Colocar
no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com
durex azul.
Colocar
no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do
mapa com durex azul.
Fazer
a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio
Jordão.
Colocar
o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o
nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com
o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do
nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar
este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio
Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava, como também o lugar da
crucificação e ressurreição.
4
- Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um
caminho.
Exemplo:
Trabalhar acerca dos fatos sobre Jesus, utilizando o caminho formado pelos pés,
com nomes das principais cidades ou milagres, observando um mapa.
5
– Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local
adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
Alguns cuidados que devem ser
observados com os mapas:
Os mapas devem ser bem guardados, de preferência
numa pasta; os que são grandes, normalmente são dobrados e para que não se
desgastem nas dobras, é recomendável passar um durex transparente largo na
parte posterior do mapa. Há mapas que são
organizados em álbuns espiralados e para uma boa conservação é necessário
colocá-los numa pasta grande.
Que tal escolher uma destas formas de uso de mapa
na próxima oportunidade, nas aulas da Escola Bíblica Dominical?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário