Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 04: A Celebração da Primeira Páscoa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 04
Trabalhem
o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam
esta sugestão:
-
Perguntem: Por que Deus instituiu a Páscoa?
Aguardem
as respostas. Observem cada uma delas e depois acrescentem outras informações,
tais como:
Contexto
da instituição da Páscoa: o cordeiro e a última praga.
O
significado da palavra “Páscoa”
Momento
de sua realização
-
Em seguida, trabalhem o significado da Páscoa para os Judeus, para os Egípcios e
para os Cristãos. Para tanto, dividam a turma em 03 grupos.
Grupo
01: ler no comentário da lição sobre Páscoa para os Judeus
Grupo
02: ler no comentário da lição sobre Páscoa para os Egípcios
Grupo
03: ler no comentário da lição sobre Páscoa para os Cristãos
Estipulem
um tempo de 10 minutos para esta atividade e depois cada grupo deve apresentar
para a turma de forma objetiva o que leram sobre o tema.
Após
a apresentação do primeiro grupo(Judeus), falem que até hoje a Páscoa é
comemorada entre os Judeus. Em seguida, leiam o texto “L’Chayim. À Vida”.
-
Depois, trabalhem sobre os elementos da Páscoa. Para tanto, coloquem no quadro
figuras de Pão, Cordeiro e Ervas amargas.
Expliquem o significado de cada um destes elementos:
Expliquem o significado de cada um destes elementos:
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Cordeiro de Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Cordeiro de Deus
Objetivo:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus, nossa Páscoa, nos dá
através do perdão.
Material:
01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
-
Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando
peca.
-
Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o
pecado e suas consequências.
-
Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente
o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
-
Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de
Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento
retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou
cadeira.
-
Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem
que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
-
Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
-
Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve
reconhecer que pecou, confessar suas culpas através da oração e abandonar o
pecado.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: L’Chayim! À Vida!
Meus amigos Deb e Bryce foram
convidados por alguns amigos judeus para participarem do jantar do Seder. Esta
é uma celebração das famílias judaicas para comemorar a 1ª. Páscoa no Egito(Ex.
12.24 – 27). Toda a família é envolvida, inclusive as criancinhas.
Deb e Bryce esperaram uma noite
triste, mas descobriram que o jantar era uma celebração alegre. No da refeição,
foi dividido um pedaço de pão. Uma metade foi dada aos hóspedes; a outra foi
escondida pelo membro mais novo da família. Todos os adultos tiveram que
procurá-lo, para a alegria da criança.
Quando não conseguiam descobrir o
pão, a criança recebia um pagamento pelo resgate, em meio a muitos risos.
Então, a noite prosseguia com muitas histórias e canções e repetia-se sempre a
frase: “L’Chayim! À Vida!”.
Por que não ter uma celebração
alegre? A Páscoa festeja a libertação de Israel da escravidão e do
“destruidor”.
A refeição da Páscoa que Jesus e
seus discípulos compartilharam na noite antes de sua morte, também foi uma
celebração, mas com tons mais sérios. Ela sinalizou o início dos eventos que
conduziram ao seu sacrifício e nossa redenção do pecado e de Satanás.
Da escravidão espiritual à liberdade
espiritual. Da morte para a vida. Ao celebrarmos nossa libertação, também
podemos dizer com alegria uns aos outros: “L’Chayim!
À Vida!”. (DCE)
Fonte:
Nosso Pão Diário.
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