Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 03: Eles e Elas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema as diferenças entre os meninos e as
meninas.
-
Utilizem a dinâmica “As Diferenças” para
introduzir o estudo do tema.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a
participação dos alunos durante a aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: As Diferenças
Objetivo:
Refletir sobre as mudanças ocorridas nas meninas e nos meninos adolescentes.
Material:
02
folhas de papel madeira
02
pincéis atômicos
Procedimento:
-
Organizar os alunos em círculo.
-
Pedir para que os alunos olhem uns para os outros e verifiquem quais as
semelhanças entre eles e elas.
Espera-se
que os alunos falem que uma parte é composta por meninos e a outra por meninas.
Ainda
insistam, tenho certeza que entre os meninos e as meninas há semelhanças, quais
são elas?
Todos
possuem olhos, boca, orelhas, pernas, braços etc.
Entretanto,
mesmo com estas semelhanças, elas são diferentes: um tem olho preto, outro
azul; pernas mais curtas, outras mais cumpridas; etc.
-
Agora, dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
Peçam para que cada grupo escreva sobre as mudanças que estão ocorrendo no corpo deles e também no comportamento, nesta fase da adolescência.
Entreguem
01 folha de papel madeira e 01 pincel atômico para cada grupo.
Orientem
para que façam o contorno de um dos alunos no papel e depois escrevam dentro
deste desenho o que refletiram sobre o que foi solicitado.
Passem
em cada grupo para observar e orientar a discussão da tarefa que está sendo realizada.
-
Agora, organizem novamente os alunos em círculo e peçam para que falem sobre o
que refletiram apresentando o cartaz.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Parabéns, seu trabalho não é vão no Senhor! Que Ele continue te recompensando ricamente! Bjs**
SandraMac, muito obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
Postar um comentário