Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 05: Qualidades versus Defeitos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema qualidades e defeitos do temperamento.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Qualidades
x Defeitos”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a
participação dos alunos durante a aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Qualidades x Defeitos
Objetivo:
Refletir sobre as qualidades e defeitos do temperamento.
Material:
Palavras
digitadas coladas em cartolina colorida: agitado, calado, medroso, corajoso, tímido,
extrovertido, sério, alegre, triste, distraído, tagarela, comunicativo,
encrenqueiro, valentão, carinhoso, amigo, impaciente, paciente, bem-humorado,
desconfiado etc.
A
quantidade deve ser conforme o número de alunos que você tem. Lembrando que as palavras
devem ser repetidas, pois mais de um aluno pode ter um mesmo defeito ou
qualidade.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem no meio do círculo palavras que expressem qualidades e defeitos(vejam
no item material).
-
Falem: Leiam cada palavra e escolha 02 palavras que você considera que mais se
identifica.
Peçam
para que eles leiam a palavra e falem a razão da escolha.
Certamente,
os alunos vão escolher mais as palavras que expressam qualidades do que
defeitos. Comentem sobre isto: é mais fácil reconhecer nossas qualidades que os
defeitos.
-
Peçam para que eles coloquem novamente as palavras no centro do círculo e
falem: Todos nós temos qualidades e defeitos, que fazem parte do nosso
temperamento. É sobre este tema que vamos estudar nesta lição.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário