Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 03: A Igreja Perseguida
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “A Igreja Perseguida”.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Perseguição – Ontem e Hoje”.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Apresentem
informações sobre os imperadores romanos com relação a perseguição que ocorria
contra os cristãos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje
Objetivo:
Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos
para representar obstáculos
Papéis
com nomes dos tipos de perseguição
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Organizem um caminho com bastantes obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os
nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
-
Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes
obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem
sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
-
Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes,
atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de
perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de
perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou
vivenciam.
Depois,
outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário