Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 04: Sob Controle
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema o controle diante da impulsividade.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O
Controle”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a
participação dos alunos durante a aula.
-
Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os
Pregos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Controle
Objetivo:
Refletir sobre o controle diante da impulsividade.
Material:
01
controle de TV ou de outro objeto
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Perguntem, ainda com o controle na mão: Para que ele serve?
Aguardem
as respostas, que certamente vão girar em torno de ligar e desligar o aparelho,
procurar e mudar de canal, aumentar e diminuir o volume etc.
-
Depois, falem: O controle nos auxilia a encontrar o que desejamos, basta tão
somente pressionar uma de suas teclas, sendo portanto de fácil manuseio.
-
Na lição de hoje, vamos estudar sobre um tipo de controle que não é
representado por um objeto, mas ele está dentro de cada um de vocês e muitas vezes
temos dificuldade em controlar.
-
Mostrem uma caixa e falem que dentro dela há algo que precisamos revelar. A
caixa contem com várias situações que devemos ter controle, tais como: o tempo,
a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem
que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra,
mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele ou com
alguém. Vocês podem auxiliar os alunos caso eles não se lembrem no momento de
algum caso.
-
Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve
ser um exercício constante.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um
garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe
disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca
dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia
pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino
descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca.
Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu
gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que
lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os
dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que
não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o
levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê
uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado,
elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a
faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a
ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal
quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.
Autor
desconhecido.
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