Lição
02: O Nascimento
de um Líder Profético em Israel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Nascimento
de um Líder Profético em Israel.
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica
“A Semente”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Semente
Objetivos:
Refletir sobre a Educação Cristã
no lar, como responsabilidade dos pais.
Contextualizar a piedade
existente na família de Samuel, que foi fruto da oração de Ana.
Material:
01 baú ou 01 caixa
Sementes
Figuras de pedras preciosas ou
de joias (uma para cada aluno), coladas em cartolina branca
01 caneta para cada aluno
Versículo digitado e colado em
cartolina: “Eis que são os filhos herança da parte do Senhor. Recompensa de
Deus, o fruto do ventre”(Sl 127.3).
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou
cartolina o versículo e depois leiam: “Eis que são os filhos herança da parte
do Senhor. Recompensa de Deus, o fruto do ventre”(Sl 127.3).
- Distribuam uma figura de
pedra preciosa para cada aluno.
Se for numa classe de casais,
de homens/pais ou mulheres/mães: peçam para que escrevam o nome dos filhos por
traz da figura.
Se for numa classe de jovens
ou de alunos que ainda não são pais ou mães: peçam para que escrevam o próprio
nome por trás da figura.
- Agora, peçam para que os
alunos leiam o versículo “Eis que são os filhos herança da parte do Senhor.
Recompensa de Deus, o fruto do ventre”(Sl 127.3), com uma modificação.
- Eles deverão falar o nome
dos filhos ou seu próprio nome dessa forma, veja estes exemplos:
Eis que Priscila é herança da
parte do Senhor. Recompensa de Deus, o fruto do meu ventre com Valmir.
Eis que eu, Priscila, sou
herança da parte do Senhor. Recompensa de Deus, o fruto do ventre da minha
mãe(Sulamita) com meu pai Valmir.
- Solicitem para que cada
pessoa fale o versículo com a modificação sugerida. Se a classe for grande,
orientem para que apenas alguns falem.
- Depois, apresentem um baú ou
uma caixa, com sementes dentro, mas não mostrem para os alunos.
- Falem: Tenho aqui neste baú
algo muito precioso. Querem saber o que é? Antes preciso contar uma história
para vocês.
- Falem:
“Conta-se que um homem deixou de herança para
seus filhos um velho baú(mostrem o baú). Ao abrir, depois de certo esforço, os
filhos daquele senhor, ficaram surpresos com seu conteúdo. Julgando que ali
encontrariam dinheiro, pedras preciosas ou algum documento de valor bancário,
eles ficaram decepcionados. Reviraram e despejaram tudo no chão para investigar
se havia algo escondido, mas não acharam o que buscavam. Mas, afinal, o que
eles encontraram? Sementes!(abram o baú e mostrem as sementes). Um dos filhos
ficou muito revoltado, xingou o pai(mesmo depois de morto) e foi embora. O
segundo filho, colocou as sementes de volta no baú e ficou pensando sobre a
razão do pai ter deixado para eles as sementes como herança. Depois, de vários
meses, ele decidiu plantá-las no terreno da casa do pai. Qual não foi sua
surpresa, houve uma grande produção e ele ganhou muito dinheiro”(autoria
desconhecida).
- Perguntem: O que representa
a semente na parábola do Semeador (Mt 13. 3 a 8.)?
Aguardem as respostas. Certamente
eles apontarão que é a Palavra de Deus.
- Depois, reflitam sobre cada
situação da parábola, associando-as ao ensino da Palavra de Deus nos dias
atuais para os filhos.
Lembrando que a Palavra de
Deus, a semente, para se desenvolver precisa cair em solo fértil, que deve ser
preparado no lar, através das instruções na família, como também pelo exemplo
dos pais e na Igreja.
- Retomando o texto lido,
façam uma relação entre a herança deixada por aquele pai para seus filhos com o
ensino da Palavra de Deus no lar:
As sementes estavam guardadas,
mas só passaram a ter produção quando plantadas. Da mesma forma é a Palavra de
Deus, se não for exposta, explicada não haverá conhecimento e prática dos seus
ensinamentos. A Palavra de Deus é bem
muito precioso, uma herança dos pais para seus filhos, que deve ser
compartilhada e ensinada no lar pelos pais.
- Para concluir, recolham
todas as figuras de pedras preciosas, coloquem dentro do baú e leiam: “...onde
está o teu tesouro, ali estará também o teu coração”(Mt 6.21).
Falem aqui está o nosso
tesouro, nossos filhos, coloquemos o nosso coração, nossa vontade e
determinação para que cuidemos deles, ensinando-lhes em todo tempo, conforme Dt
6. 6 a 9.
Por Sulamita Macedo.
5 comentários:
Amém,os alunos a cada aula estão sempre aguardando novas dinâmica para ser apresentadas,Deus é com a irmã.
Dinâmica maravilhosa 😊
Coloquei em prática na sala de mulheres ,elas amaram foi uma bênção.
Deus continue abençoando o seu trabalho 👐
😊
Professor Neto, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que vai realizar na sua classe. Faça bom proveito.
Muito obrigada pela visita ao blog.
Que coisa boa saber deste resultado: as dinâmicas estão gerando expectativas nos seus alunos.
Faça bom proveito.
Que resultado positivo da aplicação da dinâmica na classe de senhoras.
Fico muito feliz por isto.
Volte sempre.
Postar um comentário