RSS

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Dinâmica: Lendo e interpretando a Bíblia

Objetivo: Realizar de forma prática a interpretação de um texto bíblico, utilizando algumas regras da Hermenêutica.

Material:

Bíblia dos alunos

01 caixa

Perguntas digitadas(ver no procedimento)

Procedimento:

- Após a explanação das regras de interpretação, falem para a turma que agora eles vão fazer uma interpretação de um relato bíblico sobre a conversa de Jesus com a mulher samaritana.

- Peçam para que os alunos abram a Bíblia no evangelho de João 4 e comecem a ler o texto até o versículo 27, de forma alternada, para que todos possam participar.

- Após a leitura, perguntem se eles entenderam o que leram.

Aguardem as respostas.

Pode acontecer que alguns digam que entenderam, outros podem afirmar que não entenderam tudo.

Qualquer que seja a resposta, o importante é que vocês devem procurar usar algumas regras de interpretação bíblica, para melhor compreensão do texto:

A Bíblia interpreta a si mesma e o contexto histórico-cultural do texto em estudo

- Organizem uma caixa e coloquem as perguntas abaixo dentro dela.

- Apresentem para a turma e falem que na caixa há algo a ser descoberto com referência ao texto.

- Falem que estão dentro da caixa para representar que no texto ainda há algo a ser pesquisado, procurado etc.

- Para colocar dentro da caixa:

Onde está escrito no AT sobre a herdade de Jacó para seu filho José? (versículo 5)

E sobre o poço de Jacó?(versículo 6)

Qual a razão da mulher samaritana mencionar “nosso pai Jacó”? (versículo 12)

Jesus fala com uma mulher publicamente, isto culturalmente era comum?(versículo 7 e 27)

Por que os judeus não se comunicavam com os samaritanos?(versículo 9)

O que é água viva?(versículo 10)

Qual o contexto histórico e profético da fala da mulher samaritana, abaixo descrito?

“Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo”(versículo 25)

Quais versículos apontam para a humanidade de Jesus?

Hora sexta referente a que horas no contexto ocidental?

- Para finalizar, perguntem para os alunos: Vocês observaram que, mesmo lendo o texto no início da atividade, houve necessidade das perguntas ou afirmações para a melhor compreensão do texto?

Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: